A senha para a candidatura de Sampaio da Nóvoa

Círculos próximos de Sampaio da Nóvoa tinham feito saber há algumas semanas que este não se candidataria à Presidência da República em dois cenários possíveis: se António Vitorino ou Augusto Santos Silva decidissem avançar para a corrida a Belém.
Como se fosse uma senha para o avanço de Sampaio da Nóvoa, António Vitorino, na semana passada, e Augusto Santos Silva no dia de hoje, na RTP, vieram anunciar que não serão candidatos presidenciais.
Praticamente, disseram ao que vinham, preparando o tapete para o candidato que em 2016 disputou as presidenciais com Marcelo Rebelo de Sousa, obtendo 16 por cento dos votos.
António Vitorino disse que “os candidatos ainda não estão fechados” e recusou responder às perguntas se apoiava António José Seguro e se este tinha condições para ganhar.
Augusto Santos Silva foi mais claro numa entrevista à RTP: “a melhor candidatura possível é a candidatura de uma personalidade independente, oriunda da sociedade civil, que possa colocar em cima da mesa os temas que nós temos que discutir na campanha presidencial”.
“Eu abro espaço para a apresentação de uma candidatura forte, agregadora e independente”, adiantou Santos Silva, acrescentando esperar que , “nos próximos dias, possa surgir uma candidatura que seja mais abrangente, mais forte, mais agregadora” do que seria a sua.
Falta pouco tempo para Sampaio da Nóvoa apresentar a sua candidatura presidencial.