“Chegou aqui a porca para passar a noite com El-Rei”

O médico da corte do Rei D. Manuel II, Tomás de Mello Breyner, não esconde o seu desagrado com a relação do monarca com a atriz e corista francesa, Gaby Deslys, chegando ao ponto de a apelidar de “porca”.
No seu diário, em 17 de Março de 1910, escreveu que às onze da noite chegou ao Palácio das Necessidades, “a porca para passar a noite com El-Rei. Que imprudência trazer uma mulher havendo tantos sítios”.
Manuel II, solteiro, então com 20 anos, conheceu a corista em 1909, em Paris, em circunstâncias que Mello Breyner também relata no seu diário, com registo a 1 de Dezembro de 1909: “De manhã andei passeando e fazendo visitas. Fui com El-Rei aos museus do Louvre, ao museu das Artes Decorativas e ao museu Carnavalet. À 1 h. almoço na Legação de Portugal seguido de recepção à Colónia portuguesa. De tarde passeei pelos Boulevards. Jantar aqui às 8 h. Fomos todos com El-Rei à “Opera Comique” ouvir a Manon de Massenet. Tempo bom de manhã. À noite choveu. O Conde de Molina e de Prader arranjaram para El-Rei uma actriz chamada Gaby Deslys. É asneira porque vão estafar o pobre rapaz. Como eu me oponho, fazem segredo”.
O médico da corte escreverá mais tarde no seu diário, já derrubada a monarquia, que “este disparate foi a causa de muitos dissabores”.
A relação de D. Manuel II com Gaby Deslys foi mal vista por muitos portugueses, que esperavam um casamento oficial do monarca com uma família real europeia, e foi uma das várias causas que esteve na origem da queda da monarquia em 5 de Outubro de 1910.